segunda-feira, 6 de abril de 2015

GÊNESIS 3

Aula da FEC - 05/04/15

            Se a serpente era simplesmente influenciada ou se era uma materialização dele, não sabemos. Não resta dúvida, porém, que satanás é a causa principal da tentação.

v.1 -     A tentação começa com uma dúvida sobre o que Deus dissera: é assim que Deus disse? E Eva, na sua resposta, não tem o cuidado de citar as palavras de Deus corretamente, acrescentar o “nem nele tocareis”, mudando o sentido. Devemos ter cuidado para não torcer a Palavra de Deus.

Por que satanás nos tenta?
            A tentação é um convite a viver segundo a vontade dele.

Como nós podemos resistir?
            Ser tentado não é pecado, só quando caímos na tentação. Para resistir precisamos:
a) orar pedindo forças;
b) correr, as vezes literalmente;
c) dizer não quando sabemos que é errado.

            Satanás tem um plano para acabar com a sua dúvida, com alguns passos, que são os seguintes:
Dúvida
Desencorajamento
Desvio
Derrota
Demora
Faz você questionar a Palavra de Deus e a sua bondade.
Faz você olhar para os seus problemas, não para Deus.
Faz as coisas erradas parecerem atraentes, a ponto de deseja-las mais que as coisas certas.
Faz você sentir-se um fracassado e não ter ânimo de sequer tentar.
Faz você adiar algo de modo que nunca consiga termina-lo.


v.4 – Na 1ª mentira contada na Terra, satanás chamou Deus de mentiroso.
            O que notamos no pecado de Eva?
1°) Concupiscência da carne – “boa pra se comer”;
2°) Concupiscência dos olhos – “desejável para dar entendimento”.

            Percebemos, desde o 1° pecado, que Deus foi procurar o pecador e não o pecador que foi procurar a Deus.

V.6 – Vamos reparar o que Eva fez: olhou, apanhou, comeu e deu. Geralmente, a batalha é perdida no 1° olhar. No direito nós temos o iter criminis, que significa o caminho do crime, com as seguintes fases: cogitação, preparação, execução e consumação. As duas primeiras fases não são punidas, somente a partir da 3ª que o ordenamento positivo passa a punir. No caso de Eva, se ela somente tivesse olhado o fruto, ao até mesmo pego ele do pé, mas não comigo, não haveria pecado.
            Paulo, em Rm 5.12, fala do pecado como sendo de Adão. Ele pecou deliberadamente, sem ter sido ludibriado pela serpente.
            Uma das realidades do pecado é que os seus efeitos se espalham.

v.10 – Aqui eles percebem que não haviam se tornado como Deus, mas sim se afastado D´Ele.

V.13 – Como o engano de satanás se aplica nos dias de hoje?
a) Ele engana e cega às mentes dos indivíduos deste mundo, para que não compreendam o evangelho;
b) Certas pessoas da igreja crerão que poderão viver na imoralidade e, mesmo assim, herdar o reino de Deus.

V. 14,15 – No tocante a sentença da serpente, duas dificuldades aparecem, uma técnica e outra moral. A científica é que hoje a serpente não se alimenta do pó, mas sim de animais, como também ela se adaptou aos locais muito bem. A moral é porque ela foi punida por algo que ela não fez, foi só um instrumento.
Resposta: As duas dificuldades neutralizam-se. Se o moralista nos diz que Deus não poderia punir por algo que a serpente não fez, o homem da ciência nos assegura que Ele não fez. O verdadeiro peso da sentença recai sobre o ofensor, o diabo, enquanto a mera forma da sentença recaiu sobre a serpente.
            Mas, se foi o tentador quem pecou, por que Deus não o sentenciou?
Resposta: Porque, no velho testamento, há uma notável reserva à personalidade de satanás. A razão é evidente: os homens não podem suportar o conhecimento do seu inimigo espiritual até a vinda do seu libertador. Se percebermos que não foi a vontade de Deus nesse momento revela a existência do maligno, podemos entender porque Ele permitiu-lhe manter o aspecto de serpente.

            A aliança adâmica determina a vida do homem decaído, marcando condições que prevalecerão até o Reino.

V.15 – Aqui foi o 1° anúncio da redenção na Bíblia.
Porei ... e o seu descendente” – isto é, haverá uma luta entre o homem e o poder que causou a sua queda;
Este ferirá a cabeça” – o homem será vitorioso por meio do Seu representante, o Filho do homem;
E tu lhe ferirás o calcanhar” – a vitória será por meio de sofrimento, da morte do descendente da mulher, Cristo.

            Aqui também temos a definição de “proto evangelho”. Nesse texto, mesmo que de forma singular, Deus promete o vindouro Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que destituiria satanás de seu poder e desfaria sua má obra. O Senhor estava mostrando Sua misericórdia mesmo quando julgava.

v.22 – O ser humano, através da queda, tornou-se até certo ponto independente de Deus, e começou a fazer o seu próprio julgamento entre o bem e o mal, sendo que o nosso julgamento é imperfeito e isso nunca foi vontade de Deus. Porém, todos que confessam Cristo como Senhor retornam ao propósito original de Deus.

v.24 – A partir desse momento satanás passou a ter poder sobre o mundo.

Fontes: Bíblia de Estudo Pentecostal; O Novo Comentário Bíblico; Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

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