Mt. 24.14: “E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”.
Não sei se os irmãos possuem o mesmo gosto que eu, mas adoro peixe, seja frito, ensopado ou assado. Já vi alguns pescadores trabalhando na lagoa de maricá, e percebi que se trata de um ofício que requer paciência e habilidade; os pescadores, de uma forma geral, são simples, trabalhadores e incansáveis, pois trabalhar num sol de 40° não é nada fácil.
A sociedade atual, capitalista, jamais colocaria alguém oriundo da pesca para comandar a sua empresa, o seu marketing, etc, iria preferir alguém com curso superior, pós, mestrado ... quanto mais títulos, melhor! E nem podemos afirmar que estão errados, pois se o negócio fosse nosso também faríamos a mesma coisa, não é mesmo? Porém, em tais situações é que vemos o quão grande é o poder de Deus!
Jesus escolheu doze discípulos, doze homens que tiveram o privilégio de andar com o próprio Deus encarnado, aprendendo diretamente com o autor da criação. Se Jesus fosse como nós, teria feito uma ficha de inscrição para o “cargo de discípulo”. Lá o candidato deveria colocar toda a sua experiência profissional, cursos curriculares e extra-curriculares, além da pretensão salarial de cada um. Porém, Ele não é como nós, só olhou o coração de cada um.
Mc. 1.16: “E, andando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores”.
Com uma ou outra exceção, entre os discípulos e seguidores de Jesus a predominância era de gente humilde. Ao chamar Pedro (Simão) e o seu irmão, Jesus sabia que aqueles homens sem muita instrução seriam os responsáveis por levarem o evangelho pelo mundo. É claro que todos sabem que quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, mas não estou falando disso e sim da parte que cabia ao próprio homem! O evangelho é pregado há 2000 anos e começou pelas mãos de pessoas que hoje são deixadas a margem da sociedade.
Gostaria que os irmãos pensassem num livro bom e antigo. Pensaram? Talvez tenham lembrado dos livros de Machado de Assis, por exemplo; agora, vocês seriam capazes de listar todas as obras dele de forma imediata e pela ordem? Será que a obra de Machado de Assis duraria 2000 anos, intacta e impactaria o mundo inteiro? É óbvio que não, pois, apesar de ter sido escrito por um homem, não foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus. A Bíblia foi escrita por homens, mas inspirada na sua integralidade por Deus, e é por isso que é imutável, fiel, verdadeira e impossível de ser destruída, o Senhor não deixa.
Mt. 26:13: “Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua”.
O Senhor é fiel, Ele dá honra a quem merece a mesma. Os discípulos de Jesus passaram de homens simples a exemplos de fé, com a honra máxima de seus nomes figurarem na maior obra escrita que esse mundo já viu. Deus abate os soberbos, e é por isso que Ele diz que não é fácil um rico entrar no céu; o Senhor não está dizendo que é contra riqueza, pelo contrário, Ele é dono de todo ouro e prata e quer dividir com os seus filhos, só que quem possui riqueza material, na maioria das vezes, acaba prendendo o seu coração ali, dando uma importância maior aos bens do que ao seu Deus.
2 Co 4.5: “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nós mesmos somos vossos servos, por amor de Jesus”.
Paulo por muito tempo perseguiu a igreja do Senhor. Não foi um dos discípulos de Cristo, trabalhava no exército e tinha um bom posto, ou seja, não se enquadrava na figura humilde citada anteriormente; contudo, após ter um encontro pessoal com Jesus, não suportou enxergar a sua glória e majestade, ficando momentaneamente cego, sendo logo curado pelo Senhor, e, desde então, se converteu ao cristianismo e pregou poderosamente a palavra de Deus. Foi perseguido, humilhado, torturado e morto, mas morreu com a sensação de dever cumprido, pois em nenhum momento negou Jesus. Paulo escreveu vários livros da Bíblia, lutou pelo direito de pregar o Evangelho para os gentios, e, por ter escutado a voz suave do Espírito Santo, seu exemplo de conversão e dedicação ao Senhor serve como exemplo para nós, que reclamamos hoje por qualquer coisa e não imaginamos o que tais homens sofreram.
Ap. 14:6: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo”.
João, um dos discípulos mais chegados a Jesus, teve a revelação por parte de Deus e escreveu o livro de Apocalipse. Como podemos ver no versículo citado, o evangelho de Jesus é eterno, e, saindo do último livro da Bíblia para o primeiro, em Gn. 9.16 o Senhor nos prometeu que: “E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e de toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra”. Meus irmãos, o nosso Deus é um bom Deus! Jesus morreu na cruz por nós, e para termos a vida eterna basta acreditar nele como único e suficiente Salvador de nossas vidas, você não precisa pagar nada por isso, a salvação é de graça! Creia em Jesus e respeite os ensinos da Bíblia; não peques, afastem-se de tudo que é ruim e possa afetar a sua comunhão com Deus. Deixem o Senhor no comando, e preparem-se: a cada dia Ele vai te surpreender.
A Paz para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário