GÊNESIS
15
v.1
– Depois da batalha em que derrotou os reis, Abraão ficou temeroso, por isso
Deus lhe deu numa visão a certeza de que Ele mesmo era o escudo e o galardão de
Abraão. Este, em resposta a essas palavras de consolo, relembrou a Deus que não
tinha filhos, e, portanto, herdeiros. Assim sendo, ele adotaria um dos seus
servos. Deus rejeitou a ideia e prometeu a Abraão que seria pai de um filho com
a sua esposa estéril, e teria uma descendência inumerável. Abraão teve fé em
Deus, e foi essa fé que lhe foi imputada como justiça.
Quando você sentir medo com relação ao futuro, lembre-se
que Deus prometeu estar com você nos momentos difíceis e que Ele prometeu-lhe
grandes bênçãos.
v.2
– Eliézer era o servo de Abraão de maior confiança, trabalhando como
administrador. Embora amasse seu servo, Abraão queria um descendente.
v.5
– Deus não prometeu riquezas ou fama para Abraão nessa parte, mas sim
descendentes como as estrelas no céu. Você consegue contar as estrelas?
Exatamente quando Abraão perdia as esperanças de ter um herdeiro, Deus lhe
prometeu um número inimaginável.
A aliança de Deus com Abraão tem sete partes distintas:
1ª)
Farei de ti uma grande nação – sentido natural e
espiritual;
2ª)
Abençoar-te-ei – material e espiritualmente;
3ª)
Engrandecerei o teu nome – o nome de Abraão é
universal;
4ª)
Tu serás uma benção;
5ª)
Abençoarei os que te abençoarem;
6ª)
Amaldiçoarei os que te amaldiçoarem – até hoje quem
persegue os judeus não se dá bem;
7ª)
Por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra.
v.6
– Pela primeira vez nas Escrituras, a fé e a justiça são imputadas juntas. No
Antigo Testamento, a fé tinha um duplo aspecto:
1°) confiança ou
dependência;
2°) lealdade ou
fidelidade.
O termo crer aqui significa perseverar confiando e
crendo, evidenciando uma fidelidade obediente. Era esse tipo de fé que Abraão
tinha. Embora Abraão demonstrasse sua fé por ações, foi a sua fé no Senhor que
o fez justo.
Deus viu a fé sincera de Abraão expressa naquela atitude,
e imputou como justiça. O termo justiça significa estar num relacionamento
correto com Deus e com sua vontade. No novo concerto, a benção de Deus e o
relacionamento certo com Ele são concedidos mediante a fé. Nossas atitudes
externas (ida a igreja, orações, boas obras) não nos justificam diante de Deus,
apesar de serem importantes.
v.8
– Abraão buscava confirmar se estava fazendo a vontade de Deus. E nós, como
temos essa confirmação? Se nossas atitudes estiverem de acordo com a Bíblia.
v.13
– Deus disse a Abraão que seus descendentes seguiriam para o Egito e seriam
oprimidos por quatro séculos, uma cifra arredondada dos 430 anos que realmente
foram passados ali.
v.16
– Os amoritas eram uma das nações que viviam em Canaã, terra prometida aos
hebreus. Deus sabia que essas pessoas se tornariam cada dia mais perversas, mas
mesmo assim deu tempo para que eles se concertassem.
v.17
– Por que Deus deu essa visão a Abraão? O compromisso entre ambos era sério,
era uma incrível promessa de Deus e uma grande responsabilidade para Abraão. O
fogo e a fumaça representam a santidade de Deus, seu zelo por justiça e seu
julgamento para todas as nações.
v.18
– Notemos que, embora um concerto geralmente envolvesse responsabilidades para
as duas partes, neste caso, somente Deus passou entre os pedaços do animal
(v.17). Foi Deus exclusivamente quem estabeleceu as promessas e as obrigações
deste concerto; o papel de Abraão era somente o de aceita-las mediante fé
obediente.
GÊNESIS
16
v.2
– Entre o povo da Mesopotâmia, o costume, quando a esposa era estéril, era
deixar que sua serva tivesse filhos com o esposo. Esses filhos eram
considerados legítimos da esposa. Porém, algumas considerações:
1°) Apesar de existir
esse costume, a tentativa de Abraão e Sara não teve a aprovação de Deus;
2°) O Novo Testamento
fala do filho de Agar como sendo produto do esforço humano, segundo a carne, e
não segundo o espírito (Gl 4.29). Segundo a carne equivale ao planejamento
puramente carnal, humano. Em outras palavras, nunca se deve tentar cumprir o
propósito de Deus usando métodos que não são segundo o Espírito, mas esperando
com paciência no Senhor e orando com fervor.
v.3
– Sara buscou problemas para si quando entregou Agar para Abraão, ela teve
dificuldades em crer que a promessa era direta e especificamente para o casal.
A sua falta de fé causou vários problemas, passando a frente de Deus. O tempo
foi a maior prova para testar a disposição deles de permitir que Deus
trabalhasse em suas vidas. Algumas vezes, nós precisamos esperar também.
v.5
– Mesmo tendo tido a ideia, Sara culpou Abraão pelos resultados. É sempre mais
fácil acusar os outros do que admitir suas falhas. Adão e Eva fizeram o mesmo.
v.7
– Exemplo de teofania, o próprio Deus falando com Agar.
v.8,9
–
Agar estava fugindo da sua senhora e do problema. Deus mandou que retornasse e
se humilhasse diante dela. Agar precisava melhorar sua atitude com relação a
Sara, não importando o quão justificável fosse a sua posição. Fugir dos
problemas raramente trará solução.
v.11
– O nome Ismael significa Deus ouve,
ou seja, Deus viu o modo injusto no qual Abraão e Sarah trataram Agar. Aquele
nome dado antecipadamente foi um julgamento sobre Abraão, e revela que Deus
abomina toda e qualquer injustiça entre os seus. Deus castigará quem cometer
injustiça entre os fieis da igreja.
v.12
– Sua disposição de luta poderia ser usada na peleja espiritual, em favor ou
contra Deus, a escolha seria dele.
Fontes: Bíblia de Aplicação Pessoal, Novo Comentário Bíblico e Bíblia de Estudos CPAD.
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