segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Estudo sobre Apocalipse

Quem são os 24 anciãos? Ap.4.4
1ª) Creem que são anjos governantes. Porém, observamos que os anjos ficam ao derredor dos anciãos. Não podem ser anjos pois não se veem anjos sentados sobre tronos, nem são coroados e nem podem cantar hinos de redenção
2ª) Creem que representam Israel e a igreja, juntos em adoração a Deus e ao Cordeiro, o que seria 12 tribos (Israel) + 12 apóstolos do novo testamento (igreja) = 24, o povo de Deus das duas eras, antes e depois da ressureição de Cristo;
3ª) Representam os remidos, os santos na glória. E por que vinte e quatro? Lembra-nos das 24 turmas de sacerdotes do templo, e duas vezes doze sugere os santos do antigo e novo testamento. Ver 1 Co. 24.

Quem são os sete espíritos de Deus? Ap. 4.5
            Ver Is. 11.2. Representam a presença plena do Espírito santo diante do trono de Deus, as manifestações do Espírito. Como o número sete representa a perfeição ou completude, esta descrição representa a força do Espírito Divino multiplicada por sete. O Espírito de Deus é um em sua essência, mas muitos em suas generosas influências.

Como surgirão os quatro cavaleiros do apocalipse? Quando entrarão em ação? Ap.6
            Segundo a visão de João, na abertura dos sete selos, os quatro primeiros revelam a presença de quatro cavaleiros especiais, cada um com uma cor distinta: branco, vermelho, preto e amarelo. Eles surgem no cenário profético imponentes, montados por quatro cavaleiros, para cumprir missões específicas na Terra. Estes cavalos e cavaleiros são instrumentos de juízo e punição severa da parte de Deus. Logo após o retorno de Cristo e o arrebatamento, os cavalos entrarão em ação. João ouviu a voz de comando ordenando aos cavalos que aparecessem e, em seguida, saíssem por toda a terra, começando o juízo de Deus sobre o mundo. Os sete selos abrirão o juízo; as sete trombetas anunciarão os juízos; e as sete taças da ira de Deus derramarão os juízos.
            Aos quatro cavaleiros foi dado poder sobre um quarto da terra, indicando que Deus ainda está limitando seu julgamento, que ainda não está completo, ainda dando tempo para que os incrédulos se voltem a Cristo e se afastem do pecado.

Qual o significado profético das cores desses cavalos?
            O primeiro cavalo é o branco, símbolo da paz, pureza e claridade. O cavaleiro que virá sobre ele surgirá no mundo com a bandeira da paz, como o cavaleiro da esperança. Ele prometerá a humanidade, especialmente Israel, um tempo de paz nunca experimentado pelos homens. Contudo, a paz desejada pela humanidade não se cumprirá com o advento deste cavalo branco. Será montado pelo anticristo.
            Em apocalipse aparecem dois cavalos brancos, o do capítulo 6 (anticristo) e o do capítulo 19 (Senhor), não podemos confundir eles.
            O segundo cavalo tem a cor vermelha, simbolizando o sangue, a guerra, a destruição total. Nenhuma guerra até hoje será comparada a que está por vir.
            O terceiro cavalo, na cor preta, representa a fome, e ele rondará o mundo inteiro. Milhares de pessoas irão morrer de fome e de subnutrição. Quando o cavalo surgir haverá escassez de alimentos, de produtos básicos, as pessoas terão dinheiro, mas não terão o que comprar.
            O quarto cavalo será amarelo e representa a morte. O cavaleiro caminhará pelo mundo inteiro ceifando vidas de milhares de pessoas. Este quarto juízo é a maior destruição da vida humana registrada na história.

Quanto tempo durará a presença desses cavaleiros e cavalos na terra? E qual a missão principal desses cavalos no mundo? Eles serão animais como conhecemos?
            Cronologicamente, esses cavalos virão um após o outro, eles entrarão em ação no princípio da grande tribulação. O cavaleiro branco agirá no início dos sete anos, enquanto os cavaleiros restantes começarão suas missões nos últimos três anos e meio da última semana profética de Daniel (9.27).
            Eles virão como instrumentos de juízo divino, com exceção do cavalo branco, pois o julgamento por parte do Senhor começará nos últimos três anos e meio.
            Os cavalos não serão animais como conhecemos, mas sim poderes extraordinários que se manifestarão na Tribulação. Foram associados a cavalos porque, antigamente, tais animais representavam força.

O que será o Tribunal de Cristo?
            Será um evento escatológico, profético, que vai ocorrer em um lugar preparado por Deus, onde o Senhor estará com Sua igreja para julgar as obras de cada um na Terra. Este Tribunal não terá o objetivo de condenar ou justificar ninguém, mas de julgar as obras dos cristãos, visando galardoar todos os que foram fieis ao Senhor e mantiveram suas vestes brancas, puras. Ver Ap. 22.12.
            Então, o que devemos saber sobre esse julgamento é o seguinte:
1°) Todos os crentes serão julgados, sem exceção – 1 Co 3.12,15;
2°) Este julgamento acontecerá quando Cristo vier buscar a Sua igreja;
3°) O juiz desse julgamento é Cristo – 2 Tm. 4.8;
4°) A Bíblia fala do julgamento do crente como algo sério e solene, onde tudo será conhecido: nossos atos secretos, caráter, palavras, obras, atitudes, motivos, falta de amor, trabalho e ministério, ou seja, o crente terá que prestar contas da sua fidelidade ou infidelidade a Deus, das suas práticas e ações, tendo em vista a graça, oportunidade e conhecimento que recebeu;
5°) As más ações dos crentes, quando ele se arrepende, são perdoadas no que diz respeito ao castigo eterno, mas são levadas em conta quanto a sua recompensa. Ver Cl 3.25 e Hb. 6.10;
6°) Os resultados do julgamento serão vários: aprovação divina, tarefas e autoridade, posição, recompensa e honra.
            A perspectiva desse julgamento deve aperfeiçoar no crente esse temor ao Senhor, levando-o a ser sóbrio, vigiar, orar, a viver uma vida santa e de piedade.

Que coroas receberão aqueles que forem julgados pelo Tribunal de Cristo?
1ª) Coroa incorruptível – 1 Co 9.25;
2ª) Coroa de alegria – 1 Ts 2.19,20;
3ª) Coroa de Justiça – 2 Tm 4.8;
4ª) Coroa de glória – 1 Pe 5.4;
5ª) Coroa da vida – Ap. 2.10.

Quem serão os 144.000? É um número real ou figura de linguagem? Ap.7
1ª) Serão judeus assinalados na testa como servos do Senhor. Não é a igreja de Cristo, mas sim um grupo especial de judeus que recebeu a salvação no início da Tribulação;
2°) Representa  o resultado de 12X12X1000 simboliza à totalidade, todos os seguidores de Deus seguramente conduzidos a Ele, ninguém será omitido ou esquecido.      

Só 144.000 serão salvos?
            É óbvio que não. Ap. 7.9 diz que uma multidão incontável de todas as nações, línguas e povos estará purificada diante do trono e perante o Cordeiro.

Como são descritas as duas testemunhas de Ap. 11?
            Em primeiro lugar, como procedentes de Deus, com a finalidade de profetizar as palavras do Senhor por um período de 1260 dias (três anos e meio); dois ungidos de Deus, cheios do Espírito Santo, que manifestarão o poder e a vontade de Deus ao mundo. O fato de serem dois tem a ver com a sua autenticidade de testemunho, pois nos processos de acusação eram necessários pelo menos duas testemunhas.

Quem serão as duas testemunhas?
1ª) Representam o Antigo e o Novo Testamento, a lei e a graça – Rm. 3.21;
2ª) Serão Josué e Zorobabel – Zc. 4.3,12;
3ª) Serão João e Paulo – Jo. 21.22,23;
4ª) Serão dois pregadores, um judeu e um gentio;
5ª) Serão Moisés e Elias – Lc. 9.30,31. É a posição majoritária, pois Moisés e Elias apareceram como testemunhas a Cristo no Monte da Transfiguração.
6°) Serão dois pregadores, vultos principais, manifestando o espírito de Moisés e Elias, dotados de um poder sobrenatural. É evidente que há evidência a um grande número de testemunhas, mas com foco principal nesses dois personagens que se destacarão.

Qual será a missão das duas testemunhas?
a) Enfrentar o anticristo, os demônios, ímpios e todo sistema satânico;
b) denunciar a injustiça e o pecado dos homens;
c) anunciar os juízos de Deus sobre a humanidade;
d) operar milagres sobre a natureza e os homens;
e) trazer consolo, esperança e encorajamento neste tempo de sofrimento.

Em que lugar profetizarão e qual a mensagem central delas?
            Em Israel, conforme Is. 2.3, pois lá será o foco do governo do anticristo. Elas profetizarão sobre a volta do Senhor Jesus, o milênio e o final do império maligno do anticristo.

Quando as duas testemunhas começarão a pregar?
            No período da Grande Tribulação, ou seja, a partir da segunda metade da Tribulação, quando os juízos divinos se manifestarão com força total sobre a humanidade. A vinda das testemunhas antecipará os juízos, dores, aflições e angústias que se manifestarão em todos os lugares a todas as pessoas que servirem o anticristo, tendo recebido a marca da besta.

Qual será o final delas?

            Elas serão mortas após uma batalha, mas após três dias e meio o Senhor as ressuscitará, arrebatando-as pro céu.

Fontes: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia de Aplicação Pessoal; O Novo Comentário Bíblico - Novo Testamento.